quarta-feira, 21 de julho de 2010

Estúdio Still

Hoje montei meu primeiro (mini)estúdio de fotografia xD
Li muitas coisas na internet, e conversei com fotógrafos amigos para decidir a melhor opção para obter fotos still, de produtos.
E depois de pesquisar, decidi que a melhor opção seria construir um estúdio caseiro para fotos still.
Acordei cedo, fui no mundo das embalagens perto de casa e comprei:
- 1 caixa de papelão 50x50x40;
- 2 metros de tecido TNT;
- uma folha de EVA branca;
- 1 rolo de papel alumínio;
- 1 fita durex.

E bora pra casa montar o estúdio! Vou publicar uma foto de como ficou o estúdio e depois as fotos que fiz para ver se ''funcionava''.
Bom, até que deu pro gasto né?! O mais legal foi a brincadeira e a experimentação com as luzes e com os rebatedores de sucata que fiz também!
Agradecimento ao fotógrafo Marcos Mattos pela publicação em seu blog (http://www.marcosmattos.net/blog/?p=129) que foi fundamental pra a construção do meu mini estúdio!
Espero que gostem...

Beeijos





5 comentários:

  1. Débora! Achei que as fotos ficaram muito boas... parabéns.Celso

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando bem as férias, hein?! Poxa, imagino que a experiência deve ter sido muito boa (é ótimo quando trabalho e diversão se misturam.. rsrs). E o resultado? Profissional. Excelente mesmo!! =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Deb...

    Mas ficou muito bacaninha suas fotos de still, parabéns!\o/...

    Com o tempo você vai pegando o jeito de lidar com o mini estúdio e vai passar a fazer ótimos clicks, sem dever nada a uma mesa profissional de still.

    Vai uma dica: quando estiver trabalhando apenas com um ponto de luz, mantenha-o um palmo acima de onde foi posicionado (vide sua foto), assim aqueles restos de sombras irão ficar quase imperceptíveis. Mas recomendo que em outras vezes faça o uso dos três pontos, que é o correto para um preenchimento pleno.

    Este afastamento de um palmo provocará um pouco de perda de luz no interior, o que é facilmente compensado através de um tempo maior de exposição (não vai tremer, pois a foto é feita no tripé, e pode variar de acordo com o assunto a ser fotografado). Vá testando o tempo de exposição até que fique ideal, sempre conjugando com a abertura (jamais passe de f/8), podendo alternar a faixa de ISO entre 400 a 800 no máximo.

    Estas sugestões de fotometria podem variar de produto para produto, pois cada um tem determinado comportamento na absorção da luz.

    O importante é que você acreditou na criatividade e colocou a mão na massa... e viu que dá certo!!! \o/.

    Beijocas e obrigado pela deferência atribuída a mim citando-me em seu post.

    PS: Este seu blog limita muito a possibilidade de se fazer comentários (pouca opção de perfil no menu pra fazê-lo, minha sorte é que tenho um perfil do Blogger que está inativo, do contrário nem poderia postar o recadim, rsrs)

    ResponderExcluir
  4. Boas fotos. Também fiz um mini estúdio TABAJARA e obtive resultados muito bons. Veja em : http://luizmontenegro.blogspot.com/2011/08/tentativas-erros-e-acertos-com-still.html

    ResponderExcluir
  5. Hoje sua dica foi muito importante para mim !

    ResponderExcluir